Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

Plástico de delivery e a falta de reciclagem

O consumo de comidas prontas vem crescendo não só no Brasil, mas no mundo. Como é uma prática comum, costuma-se ver o plástico de delivery como mais um item inofensivo na refeição, principalmente por se usar em embalagens e sachês.

No entanto, o uso do plástico vem crescendo de modo exponencial, e o delivery é um dos principais agentes para isso. Com isso, evidenciou-se a necessidade de conscientização geral sobre o quanto desse material está sendo efetivamente reciclado.

O plástico de delivery precisa ser entendido como qualquer outro resíduo, ou seja, que precisa ser levado para passar pelo processo de reciclagem de modo completo. Para que isso seja possível, existe uma alta necessidade de conscientização dos problemas desse material e um direcionamento de como o mesmo pode se descartar.

No artigo de hoje vamos tratar mais sobre quais os impactos principais do plástico não reciclado, como o delivery vem contribuindo para esse aumento e quais as práticas corretas para evitar prejuízos ambientais graves.

O impacto desenfreado do plástico não reciclado

De modo geral, o problema do plástico não reciclado é mundial, ou seja, o mundo inteiro passa por complicações para conseguir estabelecer o processo de reciclagem do mesmo. Em números, ocorreu um aumento de quase 50% no consumo de itens de plástico descartáveis no mundo.

Tal consumo se justifica muito pelo delivery, que virou febre nos últimos anos. Ao todo, o setor de alimentos está em uma seleta lista que gera mais de 150 mil toneladas de embalagens de plástico por ano. Apenas no ano de 2021, foram quase 3 toneladas por hora.

O maior ofensor do plástico de delivery é seu objetivo, no caso, são produtos de descarte imediatamente após o uso, como talheres e embalagens. Esses produtos, após o cliente consumir os alimentos, são diretamente descartados.

A prática de descarte do plástico de modo desenfreado e sem a etapa de reciclagem causa um aumento significativo nos impactos ambientais como um todo. O plástico, quando não reciclado, se torna um material não biodegradável, tornando mais difícil sua decomposição e causando um aumento no número de resíduos nos grandes centros.

O processo de reciclagem ainda é muito pouco realizado no Brasil, fazendo com que apenas 10 milhões de toneladas de resíduos se coletassem em 2018. O número é muito baixo perto do que se produz.

Como reciclar plástico de delivery?

A maneira mais consciente de realizar a reciclagem do plástico de delivery é descartar corretamente o resíduo. Para que isso seja possível, precisa existir, antes de tudo, um processo de conscientização por parte da população em geral.

Ao consumir alimentos de delivery, é de suma importância que se tenha consciência dos materiais envolvidos nas embalagens e como os mesmos podem se guardar. Com isso, opte sempre por separar todos os plásticos envolvidos na refeição e descartar no lixo correspondente.

Da mesma forma, precisa ocorrer a parte final do processo de reciclagem, que é o encaminhamento do material direto para os centros de coleta e reciclagem. Esse processo é o que vai garantir que o plástico de delivery chegue no seu destino final.

Uma dica importante é que, sempre que possível, opte por não receber talheres de plástico nos pedidos, apenas quando for necessário. Esse tipo de ação já ajuda a reduzir o número de materiais de plástico que circulam diariamente, muitas vezes nem sendo efetivamente utilizados por parte dos consumidores.

O plástico de delivery pode se direcionar melhor a partir do momento em que se inicia um trabalho de atitudes mais conscientes.

Quer ficar por dentro de dicas e ações sobre como descartar o plástico da maneira correta? Leia outras matérias em nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
plugins premium WordPress