Reciclar atualmente é uma necessidade, mas você sabia que existe uma diferença entre reciclável e reciclado? Saber exatamente o que cada palavra significa vai fazer a diferença para as dicas que você vai conhecer hoje.
Portanto, quando um material é reciclado significa que ele já passou por um processo de reciclagem e pode ser usado novamente, mesmo que para outro produto. Já reciclável é quando um material tem possibilidade de ser reciclado.
Um exemplo são as garrafas pets, elas são recicláveis, pois nunca passaram por esse processo. Porém, o aproveitamento da matéria-prima é de cerca de 50%. Outro exemplo são as latinhas de alumínio, elas são materiais que já passaram pelo processo de reciclagem sendo reaproveitadas quase que em 98%.
No entanto, indiferente se é uma latinha de alumínio ou uma garrafa pet, é primordial saber em qual lixo colocar cada uma, pois na natureza, o estrago a longo prazo é grande.
Produtos assim podem contaminar o solo, além de prejudicar animais, como, por exemplo, os seres marinhos. Muitos se enroscam ou acabam comendo plásticos jogados no mar. Isso acaba fazendo com que eles morram.
7 dicas de como reciclar
Agora que você já sabe a diferença entre reciclável e reciclado, veja, em seguida, as 7 dicas que preparamos que, com certeza, vão fazer a diferença no futuro.
- Tenha uma lixeira para cada tipo de reciclável, ou seja, vidro, plástico, papel, alumínio e metais;
- Não os misture com o lixo orgânico;
- Antes de descartar recicláveis, retire a sujeira, use detergente somente em último caso;
- Máscaras e luvas devem ser inutilizadas, então, coloque esse tipo de material em outro saco;
- Embrulhe e sinalize materiais cortantes para não machucar os coletores;
- Apenas retire a sujeira das caixas de papelão, evite molhá-las, pois podem perder seu valor;
- Fique atento aos pontos de coleta seletiva, cada um recolhe um tipo de reciclado.
Tipos de materiais para a reciclagem
Agora que você já conhece as dicas de como reciclar corretamente, veja, em seguida, quais materiais podem ser encaminhados para os pontos de coletas:
- Todo tipo de óleo usado;
- Cápsulas de café;
- Medicamentos;
- Garrafas pet;
- Latinhas de alumínio ou de alimentos;
- Vidros de alimentos;
- Pilhas e baterias de celular;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Eletrônicos e equipamentos elétricos;
- Móveis, como, por exemplo, sofás, guarda-roupa, cômodas, entre outros.
Descartar um material no lugar correto é fundamental para o seu reaproveitamento. O mais importante, é fazer a nossa parte para que o planeta seja usado por bilhões de anos ainda.
E como esse assunto é de suma importância, confira outros artigos em nosso blog Trevo Reciclagem, nosso principal objetivo é a sustentabilidade.