Como implementar.
A coleta seletiva em condomínios começa a entrar em pauta nos grandes centros, principalmente pelos problemas ambientais que não param de crescer. Além disso, cada vez mais a população se conscientiza dos problemas, e começa a exigir esse tipo de ação.
Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como se implementa de fato a coleta seletiva em condomínios. Assim, vamos tratar sobre os pré-requisitos para a montagem da coleta, assim como os passos para concluir o processo.
Se esse trabalho começar se realizar gradualmente, os grandes centros urbanos deixam de ser apenas um amplo problema ambiental, e passam a ser um exemplo de boas práticas. Em geral, cidades maiores tendem a ter uma estrutura melhor, facilitando o processo.
Já para cidades menores, existe ainda a complicação pela falta de estrutura nos postos de coleta seletiva, ou até mesmo para a limpeza urbana tradicional. Mesmo assim, como implementar essa coleta seletiva de forma que todos contribuam para isso?
Quais os pré-requisitos para ter uma coleta seletiva em condomínios?
Apesar de parecer um processo padrão, a coleta seletiva em condomínios precisa antes ter alguns pontos de base para funcionar corretamente. Dessa forma, vamos tratar sobre os pontos importantes para que o processo ocorra da melhor maneira possível.
Em geral, estamos falando do local onde o lixo deve ser armazenado e da capacitação dos funcionários para garantir a segurança. Por isso, são informações importantes antes mesmo de iniciar a coleta.
01. Identificar e construir um local adequado
Para ter um processo de coleta seletiva em condomínios, o primeiro passo é identificar onde o lixo se ajusta quando colocado pelos moradores. Para isso, precisa se pensar por exemplo quantas latas de lixo cabem nesse local, como vai ser a distribuição e a organização.
Geralmente, o mais comum são grandes contêineres, pela sua facilidade de manutenção. Além disso, o local mais indicado é sempre perto de uma saída para a rua, facilitando a retirada.
Apesar de ser um local de descarte de lixo, o condomínio deve manter sempre uma prática de limpeza e higienização, para evitar a presença de animais e a contaminação. Dessa forma, basta uma rotina de retirada e limpeza geral.
02. Capacitação
Todos os funcionários que lidam com a limpeza do local devem receber um treinamento completo principalmente no que diz respeito aos itens de segurança. Por exemplo, o uso de luvas para manipulação dos sacos de lixo.
Da mesma forma, precisa existir uma capacitação até mesmo para separar de acordo com cada categoria, garantindo que a coleta seletiva de fato ocorre corretamente. Assim, garante que até mesmo na hora de repassar para os caminhões de coleta, não ocorra um problema de separação.
Passo a passo para montar a coleta seletiva em condomínios
Decidido sobre os dois pontos citados anteriormente, o processo de coleta seletiva em condomínios é feito da seguinte forma:
- Quais materiais devem ser coletados durante os dias?
- Distribuição de material conscientizando os moradores sobre a coleta;
- Divisão dos materiais problemáticos;
- Rotina de retirada do lixo acumulado no local.
De certa forma, o processo é bastante simples, sendo que a parte mais complexa é a de conseguir manter a rotina ideal. Além disso, existe ainda toda a necessidade de conscientização, que nem sempre é algo simples de ser feito.
O mais importante é que todos os moradores tenham acesso de alguma forma a toda informação necessária para realizar esse descarte. Dessa forma, o trabalho dos profissionais do condomínio fica mais simples, visto que o descarte correto já ocorre nos apartamentos.
Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades? Conheça nosso blog.