Você já ouviu falar de análise do ciclo de vida? Ou da sua importância para entender o que é de fato algo sustentável?
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o tema e trazer mais sobre uma polêmica conhecida no mundo: as sacolas plásticas.
O que é sustentável?
Sustentável é uma palavra que está muito em alta no momento, principalmente nos grandes mercados corporativos. Entretanto, o termo está longe de se aplicar como deveria, ou como de fato se descreve no conceito.
Pelo conceito, sustentável é tudo aquilo capaz de se sustentar, de se manter como está ou pelo menos em grande parte. Nesse caso, quando falamos de ações sustentáveis, estamos falando de manter o meio ambiente como ele é hoje, aprimorando sempre que possível.
Pensar por esse lado evidencia que o termo não é usado da maneira que deveria, já que hoje em dia muitas empresas usam apenas para suas campanhas de marketing. Mesmo assim, conhecer e saber sobre o assunto é o que faz com que mais pessoas abracem a causa.
Entrando mais a fundo nesse conceito, nos deparamos com um outro ainda pouco conhecido, a chamada análise do ciclo de vida, ou AVC. Assim, vamos tratar sobre o tema no nosso próximo tópico.
O que é análise do ciclo de vida – ACV?
Normalmente chamada de ACV, a análise do ciclo de vida é uma das formas mais eficazes de saber se um produto é sustentável ou não. Afinal, é com essa análise que se descobre o que precisa existir para que determinado produto se forme.
Por exemplo, qual a matéria-prima para produção? O quanto de energia precisa ser gasta para que o processo se conclua? Qual a quantidade de lixo provocado por esse processo?
Essas e outras perguntas se respondem pela análise do ciclo de vida, garantindo um estudo completo sobre qual o impacto que aquele produto tem dentro do meio ambiente. Ou seja, de maneira geral, definimos como uma junção de fatores de entrada e saída de um produto do meio ambiente.
É claro que, para que isso ocorra da maneira correta, existem normas de fiscalização, para garantir que todos os produtos sejam analisados da mesma forma.
ACV de sacolas plásticas
É impossível falar de análise do ciclo de vida e não falar sobre sacolas plásticas, vistas como as grandes vilãs do mundo moderno. Mas, será que é isso mesmo?
Diversos estudos hoje sobre a ACV das sacolas plásticas trazem resultados interessantes, entre eles, a frequência de uso do produto. Por exemplo, para que uma sacola de algodão seja mais sustentável que uma plástica, se faz necessário usar por, pelo menos, mais de 100 vezes.
Isso se dá principalmente pelo algodão, que é um material muito complexo de ser decomposto e reutilizado no meio ambiente. Ou seja, alguns paradoxos são muito comuns nessa análise.
O que estudos da análise do ciclo de vida dizem sobre as sacolas plásticas
Já que falamos sobre os estudos que envolvem a análise do ciclo de vida, nada mais justo que falar um pouco mais sobre os principais. Afinal, são eles que baseiam boa parte dos pensamentos sobre as sacolas plásticas no mundo.
Nos Estados Unidos e Canadá, um estudo da Clemson University mostrou que as sacolas plásticas representavam apenas 1% de todo o lixo dos dois países. Além disso, ficou evidenciado também que as sacolas de papel possuem impacto ambiental importante.
Já no estudo da Franklin Associates o foco está na produção das sacolas de papel, por exemplo, já que sua produção gasta mais materiais do que a manutenção do plástico. Nesse sentido, ficou evidente que uma sacola plástica gera menos impacto ambiental.
Diversos outros estudos realizados na África do Sul, Austrália e Reino Unido comprovam as mesmas teses, e defendem o mesmo ponto. Em geral, vivemos em um mundo que as sacolas plásticas estão sendo retiradas sem um embasamento científico real.
Em geral, é interessante ver a vontade das pessoas para ajudar o meio ambiente, mas entendendo a análise do ciclo de vida, algumas teses são difíceis de serem defendidas.
Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades? Conheça nosso blog.