Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

Conheça os mitos da reciclagem

Mitos da Reciclagem

Existem muitos mitos da reciclagem que fazem com que esse processo ainda não ganhe tanta popularidade. Pensando nisso, caímos em várias questões culturais que não são verdadeiras, e impedem que um processo de reciclagem seja melhor executado.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar mais sobre alguns mitos da reciclagem que podem causar grandes problemas para o meio ambiente. Além disso, tratar sobre como é a afirmação correta de cada um desses pensamentos.

Afinal, será que produtos reciclados possuem mesmo uma baixa qualidade? Ou equipamentos eletrônicos são complexos para descarte?

Reciclagem só ocorre uma vez

Não se pode negar que alguns produtos, de fato, só podem passar pela reciclagem uma única vez. Nesse caso, estamos falando de produtos como o plástico.

Entretanto, diversos outros materiais podem e devem ser reciclados diversas e diversas vezes, inclusive sem limite para isso. Quando falamos por exemplo do vidro, o mesmo pode ser reciclado quantas vezes quiser e não perde em nada sua qualidade.

Essa é uma característica importante, que garante que os produtos continuem ativos ao invés de estarem se decompondo no meio ambiente. É claro que existem exceções, como o caso do papel, que se passar mais de uma vez acaba sofrendo uma baixa no seu estado.

Ou seja, apesar de existirem materiais mais sensíveis, a grande maioria pode ser reciclada novamente, principalmente por manter suas características. Dessa forma, basta coletar informações suficientes sobre quais produtos devem ser evitados e quais podem passar mais de uma vez pelo processo.

A qualidade de produtos reciclados é baixa

Nos últimos anos, é possível perceber um grande avanço de tecnologia e na criação de produtos usando material reciclado. Com isso, cada vez mais a ideia de baixa qualidade perde força.

Bastam algumas pesquisas na internet para encontrar diversos estudos que falam sobre os materiais reciclados e, com números, provam sua qualidade. Por exemplo, atualmente, o papel reciclado já é muito mais aceito, principalmente pela evolução na sua textura.

Além disso, é cada vez mais comum encontrar garradas plásticas recicladas, principalmente em empresas que trabalham com distribuição de água. Assim, é importante entender que um material reciclado não significa baixa qualidade, e sim uma grande ajuda para o meio ambiente.

Mitos da reciclagem: isopor não pode ser reciclado

Apesar de ser um plástico e derivado do petróleo, o isopor é um material que pode ser completamente reciclável, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Dessa forma, é de extrema importância que o mesmo seja quebrado para jogar fora.

O problema com o isopor é grande, já que por estar na lista de mitos da reciclagem, muitas pessoas não dão a atenção necessária para o material. Atualmente, o isopor é um dos materiais mais prejudiciais para o meio ambiente.

Um dado importante e alarmante, é que esse material decomposto naturalmente no solo pode causar câncer em diversas espécies de animais. Por isso, é importante que se saiba que é sim reciclável e que, mais do que isso, precisa entrar na sua lista de separação.

Mitos da reciclagem: descarte de eletrônicos gera dor de cabeça

Um mito clássico para quem simplesmente não quer ter o trabalho de reciclar. Na verdade, o descarte pode não ser dos mais simples, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Para eletrônicos em geral, basta que se realize a separação dos componentes e dos materiais na medida do possível. Depois, basta solicitar e buscar pontos de coleta especializados e entregar os equipamentos.

Pronto, seus eletrônicos podem ser descartados de forma correta e simples, apenas em contato direto com um centro especializado no assunto.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades? Conheça nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
Mitos da Reciclagem
plugins premium WordPress