Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

Como os países estão lidando com o lixo?

Como os países estão lidando com o lixo

O lixo é um dos maiores problemas ambientais do mundo e responsável por muitas das crises climáticas que vivemos atualmente. Por isso, é tão importante saber como os países, principalmente os desenvolvidos, estão lidando com esta questão.

Existem alguns países que servem de exemplo quanto ao tratamento de lixo e a sua reciclagem. Assim, conhecer esses exemplos nos ajudam a perceber quais são os caminhos possíveis.

Pensando nisso, vamos conhecer o modelo de gestão de lixo em três países: Suécia, Canadá e Japão. Cada um deles possui suas metas próprias, mas o objetivo é o mesmo, construir um futuro menos poluído para sua população.

Nesse sentido, a Europa sai na frente nessa corrida pelas boas práticas, fazendo com que os países estabeleçam o objetivo de reciclar 65% do lixo até 2030. Assim, pode parecer um número baixo, mas quando falamos de um continente inteiro, as proporções são consideráveis.

Por isso, inevitavelmente precisamos entender melhor sobre como os países ao redor do mundo vem conseguindo esse destaque no setor.

1. Japão

O Japão é um grande exemplo quando falamos em reciclagem, principalmente com o gerenciamento de resíduos. Por conta da população ser muito grande, naturalmente, o volume de resíduos produzidos no país também é bastante alto.

Por isso, fica ainda mais surpreendente a maneira como os japoneses conseguem fazer esse tratamento. Em alguns lugares, por exemplo, existe a coleta de 35 categorias diferentes de lixo, ou seja, é tudo separado no maior rigor possível de diferenciação.

Além dos processos ousados, o país também tem seu plano ambiental corajoso, buscando que 100% do seu resíduo seja completamente reciclado na cidade de Kamikatsu. Atualmente, a cidade já chegou em 90%.

2. Suécia

Falar de plano ambiental é, obrigatoriamente, falar da Suécia e o sucesso que é seu plano de reciclagem. Por lá, o país pode ostentar uma das maiores taxas de reciclagem do mundo.

O segredo, é pautar todas as ações em conscientização da população. Ou seja, o governo trabalha educando as pessoas para que, cada vez mais, possam entender o seu papel no meio ambiente.

Por isso, todo o processo é mostrado a população. A Suécia também queima qualquer lixo que não possa ser reciclado e essa queima é usada como fonte de energia, que alimenta mais de 200 mil casas por toda a região.

3. Canadá

O Canadá consegue ter boas taxas de cuidados e, consequentemente, estar na lista dos melhores. Entretanto, é algo mais cultural do que de práticas ambientais propriamente ditas.

Isso significa que por uma cultura enraizada, as pessoas preferem doar ou trocar seus itens ao invés de simplesmente jogar fora. Sendo assim, é natural que as taxas do país sejam melhores que em vários países europeus.

Além disso, o Canadá possui um processo reconhecido mundialmente que é o descarte de pneus, grande problema para a maioria dos países dentro e fora da Europa, reciclando e reutilizando nas construções de estradas ou pisos.

Por aqui, os números ainda deixam a desejar. A Trevo Reciclagem trabalha firmemente para que, no futuro, o Brasil esteja dentre os países com maior número de ações voltadas para a responsabilidade ambiental.

Quer saber mais sobre como os países estão lidando com o lixo, e ficar por dentro de novidades? Leia outras matérias em nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
Como os países estão lidando com o lixo
plugins premium WordPress