As empresas que aderem ao ESG passam por um desafio importante: chegar até a população. Na prática, convencer as pessoas de que você realmente corresponde com as políticas ambientais não é uma tarefa simples.
O ESG – Environmental, Social and Governance, é uma das novas práticas mundiais para falar de sustentabilidade e responsabilidade social. Sendo assim, é a forma das empresas ao redor do mundo falarem para seus clientes e parceiros que está disposta a preservar e manter um ambiente sustentável e harmonioso.
Ao contrário do que muitos acham, o ESG não trata apenas de meio ambiente, mas de diversas áreas sociais que de alguma forma são influenciadas pelo comportamento corporativista. Atualmente, questões de saúde pública e mental também entram nas políticas.
Mesmo se colocando como empresa ESG, as companhias ainda apresentam uma comunicação falha na hora de mostrar isso para a sociedade civil. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos tratar um pouco desses desafios e suas problemáticas.
Quais os desafios do ESG em chegar na população?
Diretamente falando, o grande desafio do ESG é a implementação. Afinal, as aplicações práticas não são padronizadas, tendo cada empresa que realizar um plano de ação que funcione de fato.
Podemos citar alguns desafios principais e entender como eles afetam a implementação do ESG.
Canais restritos
Talvez o ponto principal seja o uso de canais restritos para tratar sobre o tema, geralmente ligados entre os próprios funcionários ou ligados a um grupo restrito de apoiadores e colaboradores. Normalmente, os assuntos de ESG estão no mesmo barco dos assuntos de RH, etc.
Com esse tipo de comunicação, os funcionários da empresa entendem e a assimilam as ideias da companhia, mas, na prática, ainda não alcança a sociedade como um todo.
Por conta disso, apesar de ter boas ideias, muitas empresas acabam ficando fora do radar de quem busca companhias ESG para apoiar e incentivar as causas. Ter uma comunicação mais aberta, expor nos canais digitais e chegar até os clientes é um passo importante e necessário.
Pouco engajamento
Outro desafio encontrado é a falta de engajamento sobre o tema nas redes sociais, desestimulando as empresas a de fato falarem e publicarem mais sobre os assuntos. Além disso, ainda são poucos os influenciadores das redes que tratam com seus seguidores sobre isso.
Sabemos da importância e do alcance que as redes sociais podem ter, e quanto mais pessoas falarem sobre, mais as empresas conseguem trazer as pautas para canais abertos. Além disso, é uma forma de levar o conhecimento de ESG para mais pessoas, que talvez nunca tenham assimilado as ideias tratadas nessas práticas.
Programas pouco atraentes para implementar ESG
Dentre as empresas que se consideram ESG e que trabalham diariamente para isso, ocorre uma certa escolha errada sobre os programas que serão implementados na companhia. Seja pela falta de interesse dos colaboradores ou pela montagem errada, isso reflete na sociedade.
Os programas de ESG podem estar englobados em diversas áreas, como, por exemplo, políticas de ambiente acolhedor ou programas para reciclagem e plantações pelos funcionários. Na teoria muitas empresas já conseguem transmitir esse conhecimento, mas, na prática, ainda estamos engatinhando.
Com isso, fica evidente que as empresas ESG precisam caminhar ainda um longo caminho para que se consolidem no mercado e, principalmente, no dia a dia da população.
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