Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

Cores da coleta seletiva: você conhece todas?

Você conhece as cores das lixeiras recicláveis?

A reciclagem vem ganhando força como um dos principais temas dos últimos anos, principalmente na pauta dos principais países que buscam redução de impactos ambientais. Para isso, precisamos começar por pequenas ações, como conhecer a fundo as cores da coleta seletiva.

Por conviver diariamente com essas lixeiras, muitas vezes, acreditamos já saber de cabeça o que as cores da coleta seletiva representam, mas não é bem assim. É importante, entre outras coisas, entender exatamente o que é destinado em cada uma delas.

Vale ressaltar que a coleta seletiva é realizada de várias maneiras diferentes, no entanto, existe uma padronização mais usual e mais comum. Por isso, vamos focar em conhecer melhor as principais cores da coleta seletiva encontradas hoje.

São elas:

  • Azul;
  • Vermelho;
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Preto;
  • Laranja;
  • Branco;
  • Roxo;
  • Marrom;
  • Cinza.

Cores da coleta seletiva: Azul

A lixeira de cor azul representa o local de destinação para materiais de papel e papelão. Para esta lixeira, jogue folhas de jornais, revistas ou quaisquer outros impressos em geral.

Aqui também entram aquelas suas folhas de papel A4 que você usa para rascunhos na mesa e depois precisa descartar. Assim, existe uma lixeira específica para isso, a azul. Da mesma forma, para o papelão temos como destaque as caixas tradicionais e embalagens de mercadorias como leite.

Vermelho

A cor vermelha abrange todos os itens que são feitos de plástico, sendo que uma dica importante é lavar esses produtos com água de reuso antes de deslocá-los até a lixeira, para evitar de serem rejeitadas na separação e também para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Se a embalagem vier com tampas, é preciso retirar para garantir a reciclagem correta. Nesse sentido, podemos citar: embalagem de produto de limpeza, xampu, tubos, sacolas, papéis plastificados, embalagem de biscoito, entre outros.

Verde

Sendo uma das separações mais importantes por caráter de segurança, a lixeira verde representa o local de despejo para vidros. Nesse caso, também se indica lavar os recipientes com água de reuso e retirar as suas tampas.

Os principais produtos encontrados aqui são garrafas ou potes de conserva, e devem ser devidamente sinalizados como sendo itens perigosos para quem realiza o manuseio desses sacos de resíduos.

Amarelo

Finalizando a lista de lixeiras mais comuns de se encontrar, a amarela recebe os produtos feitos com metal, que devem ser devidamente amassados ou prensados antes de jogar na lixeira.

Isso garante que o manuseio e armazenamento do pacote possa ser feito de modo mais rápido e eficiente. Assim, os principais produtos encontrados são: latas de cerveja, refrigerante e molduras.

Marrom

Outra lixeira que vem se tornando comum no dia a dia é a marrom, responsável por receber o lixo orgânico. Assim, todos aqueles restos de comida podem ser despejados diretamente nesse recipiente.

Essa separação é útil, principalmente para garantir que os demais produtos não sejam jogados nas suas respectivas lixeiras ainda com alimentos ou outros itens dentro deles, dificultando a reciclagem e o manuseio.

Demais cores da coleta seletiva

Todas as citadas até o momento são as lixeiras mais comuns, mais encontradas no dia a dia como um todo. Mesmo assim, ainda precisamos citar algumas outras cores da coleta seletiva que de direcionam mais a alguns locais de trabalho.

A lixeira de cor branca, por exemplo, se designa para resíduos de hospital ou qualquer outro centro de saúde, o roxo recebe qualquer tipo de lixo radioativo e o preto armazena madeiras.

As cores da coleta seletiva não são apenas para armazenamento e reciclagem, mas para evitar acidentes nos centros de coleta seletiva. A lixeira laranja, por exemplo, recebe resíduos considerados perigosos como pilhas.

Da mesma forma, a lixeira na cor cinza sinaliza que os resíduos se classificam como não recicláveis, ou seja, se descartam por não existir possibilidades de separação.

Quer saber mais sobre as cores da coleta seletiva e ficar por dentro de novidades? Leia outras matérias em nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
Você conhece as cores das lixeiras recicláveis?
plugins premium WordPress