O plástico é um dos materiais mais conhecidos e comuns do mundo, e um dos mais fáceis de serem reciclados ainda dentro de casa. Nesse caso, você conhece o processo de descarte plástico de modo eficiente e rápido ainda na sua residência?
Apesar de ser um material bastante usado nas indústrias, boa parte da reciclagem do plástico parte das próprias pessoas, que realizam a separação no lixo doméstico. Essa educação de separar o lixo previamente ajuda a agilizar o processo.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o processo para descartar o plástico é extremamente simples, bastante apenas uma limpeza geral e seu descarte em sacos identificáveis.
Além disso, você precisa, ainda, estar atento também para os materiais que, por mais que sejam feitos de plástico, não podem ser reciclados. Esses materiais apresentam componentes que os impedem de entrar no mesmo ciclo de coleta.
Por isso, conhecer mais sobre esse processo de descarte é primordial para acelerar o processo de reciclagem e garantir que se tenha uma reutilização da maneira correta. Então, vamos ao artigo!
Como fazer o descarte plástico
Descartar o plástico não é algo difícil, principalmente para quem quer fazer em casa e acredita que precisa de muitas etapas para ter sucesso. Na verdade, o primeiro passo é apenas separá-lo da maneira correta, higienizando por completo, com água de reuso e com sacos de lixo em cores diferentes.
Retirar todo o material que havia dentro do recipiente que está sendo descartado é primordial, principalmente para garantir sua higienização. Assim, os principais produtos que servem para descartar o plástico são:
- Brinquedos;
- Produtos descartáveis como copos e pratos;
- Embalagens de produtos;
- Sacolas plásticas;
- Sacos de leite;
- Canos de PVC;
- Garrafa PET.
Uma boa recomendação, especialmente para quem vai coletar o lixo na sua casa, é o uso de sacos com cores diferentes, como já citamos. Nos casos desses sacos, o ideal é que tenha uma cor de fácil identificação.
Dessa forma, assim que se deparar com o saco, os coletores podem identificar rapidamente que se trata de plásticos para reciclagem, ajudando inclusive na sua separação como um todo.
Além disso, certifique-se de não colocar o plástico no mesmo saco que resíduos orgânicos, já que, de maneira geral, eles serão usados para compostagem e o plástico para outro setor. Com isso, para evitar contaminações, opte sempre pela separação completa dos materiais.
O que não pode ser descartado, mesmo sendo plástico?
O que muitas pessoas não sabem na hora de descartar o plástico, é que nem todos os produtos que possuem esse material como principal, podem ser descartados. Na verdade, existe uma lista razoavelmente grande do que não pode estar na coleta seletiva.
Entender sobre esses produtos é primordial para não prejudicar o processo de reciclagem nos centros que recebem o lixo coletado. Afinal, teria que ser feita uma nova averiguação e retirada do que deve ser descartado de outra maneira.
Dentre esses materiais, existem aqueles que se enquadram na categoria de não descartáveis, ou, até mesmo, de materiais perigosos. Assim, é importante estar atento, e evitar colocar os seguintes produtos na lixeira na hora de descartar o plástico:
- Tomadas;
- Cabos de panela ou de potes de alimentos;
- Absorventes e fraldas;
- Adesivos;
- Plástico em eletrônicos.
A lista é bem grande, mas esses são os principais produtos que não podem estar na lixeira comum de descarte do plástico. Em geral, é um material que pode ser muito bem reutilizado nos processos de reciclagem, mas que precisa de maturação e de uma separação correta para tal.
Quer ficar por dentro de dicas e ações sobre como descartar o plástico da maneira correta? Leia outras matérias em nosso blog.