Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

Figurinhas da copa: o que fazer com o plástico?

A copa do mundo está chegando e, com ela, as figurinhas da copa começam a aparecer em todos os lugares, ao mesmo tempo. Você sabe como descartar as figurinhas da copa, depois que você as retira e sobra apenas aquele plástico adesivo?

Essa é uma pergunta que poucas pessoas se fazem hoje, infelizmente, impedindo que o material possa ter o seu processo de reciclagem devido. Muitas vezes, durante a euforia, acabamos esquecendo que o álbum é composto por figurinhas feitas a partir do papel, do plástico, da celulose.

Ou seja, as mais de 600 figurinhas necessárias para completar o álbum podem gerar um impacto estrondoso no meio ambiente. Agora, imagine esse impacto com o país inteiro também colando as figurinhas da copa sem descartar o papel que sobra?

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar tudo sobre as figurinhas da copa, sua composição e quais os processos corretos para descartar seus pacotinhos e papéis que sobram.

Dessa forma, evitamos que um motivo de tanta alegria acabe virando um grande vilão para o meio ambiente. Com um processo simples de reciclagem, qualquer pessoa pode fazer a sua parte e garantir apenas a diversão.

Material de composição das figurinhas da copa

O que muitas pessoas não sabem é que o papel adesivo onde as figurinhas da copa vêm coladas se chama liner, um conhecido papel siliconado que está presente em todo adesivo e etiquetas que você encontra por aí.

Por exemplo, os rótulos de embalagens de refrigerante são feitos com base em liner, sendo assim, é um produto muito presente na indústria hoje. Para que seja possível sua utilização, o mesmo é feito com silicone.

Hoje em dia, o processo de descarte do liner ainda é uma questão a ser discutida e resolvida, principalmente quando falamos de reciclagem. Diferente do que muitos acreditam, é um papel extremamente possível de ser reciclado da maneira correta.

Por meio da reciclagem, as propriedades de fibra da celulose podem retornar para a mesma cadeia do papel, fazendo com que seja possível gerar ainda mais negócios de vendas e reuso de produtos.

Da mesma forma, é uma das maneiras mais efetivas de diminuir o gasto de recursos naturais, sendo esta a principal função da reciclagem. No entanto, muitas empresas ainda optam por levar os materiais para aterros, o que se configura um grande erro de práticas ambientais.

O que fazer?

Se levar para o aterro é mais fácil, porém não é indicado, qual seria a atitude correta? A resposta é mais simples do que parece. Ao colar todas as suas figurinhas da copa, basta levar os papéis que sobraram para uma coleta seletiva ou para um posto de reciclagem.

Hoje em dia, existe a empresa Polpel, responsável por produzir pasta de celulose utilizando o liner reciclado. Se você morar em São Paulo, sede da empresa, pode realizar diretamente a destinação para a sede.

Por outro lado, caso você more longe da cidade, deixar os papéis em um centro de coleta seletiva é o ideal, principalmente para assegurar que o mesmo seja levado para os locais corretos.

Nesse caso, faça o possível para levar não apenas o liner, mas também os saquinhos responsáveis por armazenar as figurinhas. Dessa forma, você consegue, de uma vez só, garantir a reciclagem de dois itens importantes.

Assim, colete o máximo de papéis que conseguir, separe o liner dos demais itens e leve até um centro de coleta. Com isso, seu álbum fica completo e o meio ambiente agradece a sua ajuda para ter um sistema mais sustentável.

Quer ficar por dentro de dicas e ações sobre como descartar o plástico da maneira correta? Leia outras matérias em nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
plugins premium WordPress