Blog da Trevo

Tudo o que você precisa saber sobre sustentabilidade, reciclagem e economia circular, você encontra por aqui!

O dilema plástico. Bom o ruim para o planeta?

o dilema do plastico

Que o lixo é um dos grandes problemas do século XXI, você já deve saber, mas como chegamos até aqui? E o que esperar para o futuro?

Imagine que amanhã você decida comprar um carro. Quanto tempo você levaria entre pesquisar, adquirir conhecimento sobre modelos, marcas motores, até, por fim, efetivar uma compra?

Por que não agimos dessa forma na hora de consumir e, principalmente, descartar o nosso plástico de cada dia?

Todo mundo conhece os prejuízos causados pelos plásticos em lixões ou mesmo nos mares pelo mundo afora. Mas as discussões no sentido de minimizar os impactos e fomentar a economia circular ainda engatinham.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como foi a trajetória ambiental do problema que envolve os plásticos jogados no meio ambiente.

Afinal, o que é plástico?

Os plásticos são um tipo de molécula muito grande, chamados polímeros, onde “poli” significa muitas e “mero” significa unidade.

Os polímeros estão presentes na natureza como, por exemplo, no colágeno, na celulose, ou ainda na seda, algodão e na lã.

Comemos polímeros o tempo todo na proteína do leite que bebemos. A vida humana depende de polímeros.

Por fim, o DNA também é um polímero.

Há algumas décadas, cientistas criaram seus próprios polímeros e estes são os plásticos que conhecemos hoje em dia.

A humanidade avançou exponencialmente em qualidade de vida, após essa invenção.

O dilema do plástico. O momento atual

Falar do atual momento ambiental se tornou bastante complexo e difícil, principalmente ao considerar a quantidade de lixo produzida anualmente. Geralmente, esses problemas são causados por falta de educação sobre o assunto e por muitas falácias.

O plástico, por exemplo, é sempre apontado como o grande vilão do meio ambiente quando o verdadeiro problema é a maneira como lidamos com o descarte do que já não nos serve mais, seja uma roupa, um sapato, um remédio ou ainda um aparelho celular. Toda uma série de produtos, descartadas de forma incorreta prejudicam o meio ambiente.

Você sabia que existem estudos que apontam que seria necessária a produção de quatro vezes mais vidro e papel para poder substituir o plástico?

Será que essa substituição faz parte da solução ou encontrar maneiras de reciclar o plástico seria uma proposta mais sustentável? É claro que o plástico impacta negativamente o meio ambiente, mas focar as atenções apena nisso em construir alternativas viáveis de diminuição de prejuízo, não levará ninguém a solução.

Não é possível simplesmente excluir tal matéria do mundo, já que ela está em quase tudo o que você pode encontrar e solucionam questões vitais da vida humana.

Ao invés de retirar o plástico do mercado para introduzir quatro vezes mais vidro e papel, investir em ações de educação e trabalhar em tecnologia para criar soluções sustentáveis parecem um recurso mais efetivo.

Os governos e as leis também tem um papel importante nesta questão já que a fiscalização e a legislação podem pressionar as indústrias a investir em formas inovadoras de fabricação, descarte ou reutilização, buscando investir na economia circular.

O Plástico em nossas vidas

Seria uma injustiça pontuar os impactos negativos que os plásticos causam ao meio ambiente sem mencionar também o que os plásticos proporcionam de bom.
Plásticos são usados para produzir nossas roupas, brinquedos, caixas e isso você já deve saber, pois está no seu dia a dia. Mas os plásticos também estão em dispositivos médicos e a indústria da saúde em geral depende muito dessa matéria-prima.
A lista de usos é tão grande quanto a sua importância e a vida moderna não seria possível sem a presença desse material. Por isso, é importante salientar que o plástico não pode ser negligenciado. Vale lembrar também que além de prolongar a nossa vida e manter a nossa saúde, tubulações de plástico nos trazem água potável e fios de cobre encapados com plástico nos entregam a eletricidade que usamos no dia a dia.

Sem plástico não existiria eletricidade, telefones celulares, laptops ou computadores de qualquer tipo, nem sequer internet.

Muitas pessoas não têm consciência de sua importância nos dias de hoje

O dilema do plástico. O futuro do lixo no mundo inteiro

As discussões ambientais vem se tornando cada vez mais comuns, principalmente quando o assunto é medo do futuro. Afinal, diante de um mundo que se caminha para um colapso, não se pode mais ficar de braços cruzados.

Entretanto, o caminho ainda é muito longo, principalmente se pensar nos investimentos que já deveriam estar sendo feitos para conseguir uma redução efetiva de resíduos.

Muito além do que, simplesmente, trocar plástico por vidro ou papel, ou mesmo tentar eliminar o plástico (o que seria impossível), a solução mais eficiente está no conhecimento. Ou seja, somente através do entendimento da sociedade a respeito do descarte de lixo em geral, será possível avançar tanto na pressão que poderá ser exercida nos governos e industrias, quanto na atitude individual de utilizar os insumos com consciência e responsabilidade.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades? Conheça nosso blog.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Trevo
o dilema do plastico
plugins premium WordPress