Invista no Plantio de árvores.
O uso do ar condicionado aumentou consideravelmente, na Europa, por conta de altas temperaturas enfrentadas durante este último ano. Na medida em que o uso deste equipamento resolve um problema imediato, acentua, ainda mais, os problemas decorrentes da crise climática que estamos enfrentando.
Podemos esperar altas temperaturas neste fim e início de ano. Por isso este artigo te convida a refletir sobre as melhores maneiras de resfriar os grandes centros urbanos.
Já faz algum tempo que especialistas estudam a crise climática, a fim de mitigar seus prejuízos causados ao planeta. De acordo com o Serviço Florestal dos Estados Unidos, “o efeito de resfriamento líquido de uma árvore é equivalente a dez ares-condicionados operando 20 horas por dia”.
O Prejuízo causado pelo Ar condicionado
O uso do ar condicionado resfria o ambiente de forma instantânea. No entanto, a médio e longo prazo, ele colabora ainda mais com o aquecimento urbano.
Isso acontece porque estes equipamentos demandam grandes quantidades de eletricidade. Mais eletricidade também significa a queima de quantidades crescentes de combustíveis fósseis, o que significa mais poluição de CO2.
Além disso, são usados hidrofluorcarbonos nos aparelhos para esfriar o ar. Estes gases liberados aumentam o efeito estufa e podem ser até 3000 vezes mais prejudiciais do que o C02 na atmosfera.
Vale mesmo a pena investir no plantio de árvores?
De acordo com o professor da Universidade de Hull, Roland Ennos, as árvores colaboram com o esfriamento do clima. O alívio das altas temperaturas podem acontecer de duas formas: pela transpiração e pela sombra.
Na transpiração, a água evaporada pelas folhas das árvores colaboram com o equilíbrio da temperatura. No entanto, segundo o especialista, grande parte do resfriamento se dá através da capacidade que as árvores têm de produzir sombra.
O plantio de árvores pode bloquear até 90% da radiação solar. Portanto, a sombra das árvores podem reduzir a temperatura entre 7° a 15ºC, dependendo da latitude.
O ganho não acontece apenas no alívio das altas temperaturas. Arvores maduras e saudáveis valorizam em média de 10% o valor de uma propriedade.
Ou Seja, o plantio de árvores nos grandes centros urbanos, seja em propriedade pública ou privada, ainda é a melhor e talvez a única solução para amenizar os efeitos da crise climática.
Quer ficar por dentro de dicas e ações sobre como o esfriamento das cidades e outras questões ambientais? Leia outras matérias em nosso blog.