O plástico é uma matéria-prima conhecidos no mundo, exatamente por sua presença constante em quase todos os meios. Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda vê o plástico como o grande vilão do meio ambiente.
De fato, o material possui um tempo de vida extremamente longo, no entanto, o impacto negativo do plástico no meio ambiente pode ser diminuído à medida que aprendemos a descartá-los corretamente.
Pensando nisso, vamos falar sobre as principais curiosidades sobre o material e como ele é utilizado para facilitar o nosso dia a dia. Da mesma maneira, fica evidente a facilidade que é usá-lo, além do baixo custo para essa produção.
1. O Plástico é durável e reciclável
Sem dúvida, as principais características do plástico diz respeito a sua durabilidade e a capacidade de ser reciclável, tornando-o também, o mais econômico.
Isso acontece porque, sendo um produto de baixo custo, tudo aquilo que vem dele, também acaba custando menos. Tornando-se bastante acessível.
Sua durabilidade também lhe garante ampla utilização em produtos do dia a dia, como mesas ou cadeiras. Assim, ele acaba se tornando um dos principais produtos da indústria no mundo.
2. O plástico reduz a contaminação
Poucas pessoas sabem, mas o plástico se produz com substâncias bioquimicamente inertes, ou seja, não se deterioram com contato externo. Dessa forma, acaba sendo um grande benefício para evitar contaminação.
Afinal, se o produto não vai reagir com os demais e não vai causar corrosão, a chance de ocorrer um problema grave de saúde diminui consideravelmente. Por isso, o plástico acaba sendo usado em materiais como luvas cirúrgicas, exatamente por poder ser descartado sem causar problemas generalizados.
3. O plástico ajuda a salvar vidas
Além da sua capacidade de reduzir contaminação, o plástico por si só consegue ajudar na evolução de setores responsáveis pela preservação da vida. Por exemplo, setor de farmácia, exatamente por poder ser usado em todos os materiais para teste.
Outro ponto importante é que o plástico acabou ajudando na própria evolução tecnológica dos laboratórios. Já que, em grandes proporções, os materiais feitos a partir do plástico aumentaram e cumprem papel importante nas áreas químicas e de saúde.
4. Substitui outras matérias-primas
O plástico é um material muito versátil, capaz de substituir outros materiais, de forma mais barata e com a mesma qualidade do substituído. Assim, o plástico consegue se adaptar aos diferentes processos e renovar os produtos existentes.
Por isso, ele é tido hoje como um dos principais componentes de matéria-prima e constantemente se procura para criação de novas soluções.
5. Grande ciclo de vida
Nem todos os plásticos são descartáveis. Em geral essa matéria-prima costuma ter um cilco de vida longo. Um bom exemplo é o uso em materiais de construção.
Mas, porque o plástico, mesmo assim, é considerado um grande vilão para o meio ambiente?
O descarte incorreto é uma das razões pelas quais a matéria plástica ainda é um grande incômodo para a vida em nosso planeta. Pois ele inviabiliza a reutilização desses materiais, quando poderiam estar voltando ao mercado através da reciclagem plástica.
Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro de novidades? Conheça nosso blog.